13 novembro 2013

Não tenha cuidado, moça!


  O último post que eu fiz, "Cuidado, moça!", teve um número considerável de comentários que não entenderam o que eu realmente quis dizer. Talvez eu tenha me expressado mal. Mas eu decidi me arriscar na ironia. E pessoal, esse post é todo, todinho irônico. O que eu quis dizer é que nós, mulheres, na verdade todos os seres humanos, não devemos ser tratados de formas diferentes quando não seguimos um padrão social. Infelizmente, o padrão socialmente aceito da mulher atualmente e antigamente também, tem uma visão muito muito muito machista (e para quem não sabe, os homens também sofrem com o machismo). Aliás, as pessoas são tão construídas socialmente que tem até cheirinho de bolo no forno. E nesse último post eu critiquei um pouco essa visão. Olha, você pode ser machista, mas isso não deve interferir em outras pessoas.
  Ta vendo o padrão de beleza? Ta vendo o corpo perfeito? Enfiem isso numa lata de lixo, por favor. Não importa se mulher é gorda, se mulher é feia, se mulher saiu vestida de cortina, se mulher está com cabelo bagunçado, se mulher está rebolando. Não precisamos nos depilar, se não quisermos. E nem mesmo alisar os cabelos. O natural é tão simples e verdadeiro. Tudo bem quem faz, eu faço, mas eu quero dizer que não temos que aturar isso como se fosse uma obrigação, tipo "Ah, eu sou mulher, tenho que me depilar e alisar meus cabelos. Ah, tenho que emagrecer e ir para a academia também. Só assim serei perfeita". Acho que se eles arrumassem um jeito de ganhar dinheiro com as mulheres com pelos no corpo, acima do peso e com cabelo ao natural, esse padrão de beleza atual seria totalmente diferente. 
  Defendo o rebolado, a saia curta e a blusa decotada. Eu não uso, mas acho de extrema ignorância quem julga pessoas que usam. E pior ainda é quando tentam culpar as vítimas de estupros porque estavam usando roupas "provocativas". Não, gente! Isso não é e nunca será motivo para ninguém abusar de ninguém. As pessoas julgam tanto as vítimas que esquecem que o mais absurdo de todo o caso, é o estupro e o estuprador. Acho que o que precisamos primeiramente, é reeducar toda a população. Para que ensinem os filhos a não agredirem fisicamente, psicologicamente e sexualmente ninguém. E que se uma mulher estiver bêbada, andando sozinha na rua, de mini saia, com batom vermelho, rebolando até o cão, não quer dizer que seja um "convite" e que ela queira fazer sexo. A sociedade sempre tem um jeito de culpar a vítima nos casos de abuso sexual que até elas se sentem culpadas e envergonhadas de denunciarem os agressores. E isso é muito, muito, muito horrível. 
   E não, não precisamos nos dar o respeito. Pois isso já é nosso de direito. Assim como o direito de fazer o que quisermos com o nosso corpo e com a nossa vida. Hoje, graças a diversas lutas, somos capazes de escolher se vamos ou não ter filhos. Se vamos ou não nos casar. Se vamos ou não viver para "cuidar da casa". Se vamos trabalhar e ser independentes. E eu só tenho a agradecer a essas mulheres por lutarem por esses nossos direitos. Porém, ainda falta. Sim, ainda falta muito... Mas a sociedade continua sendo tão mas tão hipócrita as vezes, que dá nojo.

16 comentários:

  1. Entendi teu ponto de vista (:
    Bisous <3
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam
    insta: @babifurtado

    ResponderExcluir
  2. Quando eu posto sobre assuntos polêmicos sempre fico nervosa, exatamente por isso. Uma vez fiz um post falando sobre drogas, dai uma menina se exaltou nos comentários, outra meio que já postou algo falando sobre isso... Fiquei morrendo de medo que desse confusão. Olha... Mas teve gente que entendeu, viu? E é isso que faz valer a pena. Nunca deixe de postar coisas legais por aqui! *-*
    Penso como você. Nem tenho muito o que acrescentar. haha Mas é bem isso mesmo "a sociedade continua sendo tão hipócrita mas tão hipócrita as vezes, que dá nojo". Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi, vim te avisar que te marquei num selinho! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/2013/11/ola-pessoal-tudo-bom-com-voces-enfim.html

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente não concordo com as pessoas que usam roupas minusculas e fazem tais tipos de danças, sinceramente acho desrespeitoso, assim como acho ridículo aquelas roupas super-mega-ultra apertadas que entrou na moda para os rapazes, fazendo com que os mais agraciados em carne parecem mais com uma mulher do que eu. Mas acho igualmente errado você julgar só pela aparência, porque já conheci pessoas que tinham um jeito vulgar de se portar, mas com o tempo você notava que elas simplesmente eram assim, era o jeito delas, entende? E não significava nada mais além disso. Não me considero feminista porque não concordo com o ponto do aborto, porque considero uma violência contra a própria mulher, já que 50% das "mortes" são de futuras mulheres, além da grande maioria ser composta por negros e demais excluídos, como os pobres, além do fato evidente de se estar tirando o direito a vida de outro ser humano. Mas acho fundamental o respeito, não obstante a sexo, etnia e nacionalidade. Somos todos seres vivos, é isso que importa. E como seres racionais esses estupradores poderiam muito bem se conter, já que teoricamente não são cachorros de rua.

    ResponderExcluir
  5. aaah eu li e adorei *-8 sua ironia, foi mega otima :))

    bjs, e quando der da uma passadinha :*
    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É muita hipocrisia mesmo. Ou segue os padrões ou é marginalizado. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Li o seu texto antigo, e concordo com os dois. A sociedade hoje implantou padrões que as vezes chegam á ser absurdos. Está realmente na hora de jogar no lixo. Adorei.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o que disse, e concordo com quase tudo!
    http://theworldoflena.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. na verdade, ainda não temos direito sobre o nosso corpo. não enquanto uma mulher parar na cadeia por causa de um aborto. o controle sobre a nossa vida e corpo deveria ser só nosso. essa questão cai em cima dos direitos das mulheres que, claro, são negados desde sempre. aliás, gostei do seu texto.. só não lembro do último post.......
    ミ Emilie Escreve ミ

    ResponderExcluir
  10. Eu fui lá ler o outro post pra poder ler este, apesar de falar sobre o corpo e tals não é bem sobre isso que eu vou comentar, já que eu pouco me importo com o que as pessoas acham do tamanho da minha saia ou do que digo por ai sem pensar, mas de como as pessoas acabam interpretando errado muitas coisas que a gente escreve, as vezes é falta de preparo ou atenção, o que costumo achar, mesmo assim da uma pontadinha no coração quando a gente vê que a pessoa não entende o que a gente quer dizer, né?

    ResponderExcluir
  11. Eu acho assim, cada mulher tem um estilo próprio, e é muita cara de pau ficar julgando, se vc ñ gosta fica calado q é melhor, alguem tbm ñ gosta do seu jeito. E sempre vai ser assim, as pessoas não são iguais em pensamentos nem em opiniões, por que agora vai ser?
    Vem ver post novo lá no blog :) Vc vai gostar *-*
    pequenamenina31.blogspot.com.br
    Beeeeeeeeeijos, Patrícia Porto.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente.

    E vc só me enrolando né? Nunca publicou o texto no grupo
    #Xatiada

    ResponderExcluir
  13. Li tudo, não sei como o mostrar mas vou dizer apenas: mereces uma ovação em pé
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Passaaaaada que não entenderam a dose cavalar de ironia no texto anterior (sim, eu fui conferir pra ver onde tava o problema e... não achei. Tá totalmente claro!).
    Mulheres, apesar de imensamente fortes - quando querem que acreditemos que somos frágeis, são subestimadas todos os dias.
    Seres humanos são seres humanos, não sei pra que isso de quem é melhor!
    Se todo homem soubesse, valorizaria a mulher mais do que qualquer coisa...

    beijo

    ResponderExcluir
  15. É chato quando não entendem nosso sarcasmos que até então parecia óbvio. Mas, adorei o texto, super apoio seu ponto de vista.
    xoxo
    http://www.universovanguarda.com/

    ResponderExcluir
  16. Hey não some, seu blog é lindo demais, não fique muito tempo sem postar. ♥

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...