01 dezembro 2013

Quem é você, Alasca?


  Como todo livro do John Green que li até agora, esse é incrível. Não poderia ser diferente. Esse é o primeiro livro dele e apesar de ser diferente das outras histórias é impossível não comparar. Porém, sugiro que não o faça. Apesar de não conseguir escrever muito bem sobre livros, fiz o post porque "Quem é você, Alasca?" merece. E nada do que eu disser vai fazer jus ao livro. Nunca faz.
  Miles Halter é um adolescente do ensino médio que coleciona últimas palavras e também é o narrador do livro (O que deixa a história muito melhor <3). E são as últimas palavras de François Rabelais ("Saio em busca do grande talvez...") que fazem Miles buscar seu próprio Grande Talvez, decidindo ir embora de sua cidade natal, a Flórida, para a Escola Preparatória de Culver Creek, no Alabama. Escola esta que seu pai estudou quando tinha sua idade.
  No primeiro dia que chega à escola, conhece Chip - seu colega de quarto - que o apresenta à sua turma: Alasca Young e Takumi. Eles o recebem de braços abertos e Chip o apelida de "Gordo".
  Alasca adora pregar peças, cigarros e bebidas. É uma garota inteligente, engraçada e um tanto problemática e sua ideia de que devemos acabar com o paradigma patriarcal da sociedade, fez com que eu a amasse mais ainda. Me apaixonei pela personagem, não só por isso, claro. Mas Alasca é uma pessoa que se impõem, envolvente e é tão real. Na verdade, isso é o que me encanta no livro, os personagens são reais, a ponto de nos identificarmos com eles.
"Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão." Miles sobre Alasca. 
 O livro flui de uma maneira tão leve que acabei de ler em um dia. A história segue com Miles estudando, vivendo novas experiências com Chip (Apelidado de Coronel) e tentando entender Alasca. E até nós, ao final da leitura, nos perguntamos "Quem é você, Alasca?".
   Okay, a leitura é tão prazerosa que eu recomendo para todos. Fui dividida entre risadas e lágrimas. E apesar de falar da vida de Miles e seus amigos, John Green nos faz refletir sobre a nossa própria vida, medos, futuro, sobre as pessoas com quem convivemos e até mesmo do nosso Grande Talvez. Nos faz ver o mundo sob perspectivas diferentes e com outros olhos.
 Ah, para quem gosta de ler as últimas páginas dos livros antes de começar a ler (Tem alguém aí?), recomendo que não faça isso. Pois eu fiz e descobri qual era o clímax do livro. Não estragou totalmente a surpresa porque aconteceu de uma forma inesperada, mas ler sabendo que certa coisa vai acontecer é tão ruim. Por isso, xô spoiler!
Enfim, de longe um dos meus favoritos ♥ E vocês já leram? O que acharam?
 

14 comentários:

  1. nunca li nada dele e quero muito *-*
    quem sabe não ganho de natal ne? :)

    ResponderExcluir
  2. tou louca pra ler esse livro,já vi várias resenhas.Adorei o post!
    amor tem look meu lá no blog,vem conferir?
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/12/meu-look-totaly-preto.html
    Beijos,te espero lá!

    ResponderExcluir
  3. Eu li A Culpa é das Estrelas do Jhon, mas não era o que eu tinha vontade de ler. Achei bom, mas não é dos meus favoritos. Porém, eu sempre quis ler Quem é Você Alasca?. Só do garoto colecionar últimas palavras é algo genial! hahaha É bem diferente e tals. Ele está na minha lista para ler em 2014! ♥ Adorei a resenha! ^.~

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me chama bastante atenção, ainda vou ler :3
    http://theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este livro é bom realmente? Tenho bastante vontade de ler. Já li A Culpa é das Estrelas, e gostei muito. Atualmente estou lendo Cidades de Papel e também. Gostei bastante da resenha. Beijos | http://meumundoeaassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tô doida pra ler esse livro, ele parece ser ótimo, fora que todo mundo fala suuuuuuuper bem dele! Adorei sua resenha, deu ainda mais vontade de ler haha beijos <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uau. Depois de um resenha dessas, é quase impossível não sair correndo para conseguir o livro. Estou realmente encantado com o Jhon, ele é realmente um ótimo escritor. e "Quem é você, Alasca?" já estava na minha wishlist à um tempinho, e sua resenha só me fez querer ainda mais o livro! ^^

    ACESSO PERMITIDO: Resultados das enquetes de Novembro. <3
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro dele. Mas vou ler um dia, é claro. Agora descobri que não sou a única que começa a ler um livro pelo final. kkkk. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, mas já ouvi falar!
    Amei sua resenha, você sabe prender o leitor até a última letra... Muita gente não sabe fazer isso, parabéns *-*

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Os livros dele sempre flui e uma maneira leve e sempre muito gostoso de ler. Estou louca para ler esse.

    Blog: Teorema de Mary

    ResponderExcluir
  11. Amo ler livros ! este livro tem muitos dialogos ? Pois gosto mais de livros que tem muito dialogo ..
    Seu blog é lindo , Post novo lá no blog vamos lá ? beijoos
    http://sdviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem muita vontade de ler este livro. A historia é daquelas que me deixa curiosa.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou LOUCA para ser esse livro ♥♥
    http://www.stephaniecomph.com/

    ResponderExcluir
  14. Li A Culpa é Das Estrelas e fiquei muito interessada pelos outros livros do John Green. Parecem maravilhosos, e pelas resenhas que fazem só fico com mais vontade. Realmente deve emocionar demais e eu sou muito curiosa, também sou dessas que le algumas das últimas páginas antes hahaha, pode deixar que não farei isso. Que nem seria tipo o fim alguém ler a primeira página do capitulo (acho que 21) de a culpa e das estrelas
    Beijos ♡
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...